Depois da Asus, Lenovo e Acer, é a vez da HP anunciar novidades do seu portfólio de computadores portáteis para gaming, nomeadamente a atualização do Omen 16 e um novo modelo da linha Victus, direcionado a um público menos exigente. A fabricante anunciou ainda que a sua plataforma OMEN Gaming Hub foi atualizada com novas experiências para os jogadores.

Segundo dados partilhados pela fabricante, 76% da população dos Estados Unidos já joga videojogos numa média de 16,5 horas por semana, informação de 2021, num aumento de média de 3,8 horas comparado a 2019. E o investimento em computadores de gaming, hardware e acessórios cresceu 62% desde 2019. É nesse sentido que a HP pretende continuar a atualizar as suas duas linhas de computadores de gaming, a OMEN para jogadores hardcore e a linha mais acessível Victus, para os utilizadores menos exigentes.

Relativamente ao Omen 16, a fabricante destaca a atualização do seu sistema de refrigeração, adicionando um quinto heat pipe e uma quarta ventoinha de circulação que a marca diz reduzir 3% a temperatura do GPU e 14% o SSD. Ao mesmo tempo, os computadores fazem menos 5% de ruído em comparação com a geração anterior.

Veja na galeria imagens do HP OMEN 16

Outra novidade é a utilizador de sensores que detetam a capacidade em tempo real a capacidade do processador e GPU, sendo possível alocar mais potência entre os dois. Esta é uma tendência que as fabricantes de portáteis têm vindo a adotar, otimizando as experiências dos jogos. A HP diz que a tecnologia OMEN Dynamic Power contribuiu para um aumento de 18% na performance nas ferramentas de benchmark e até 36% no CPU face ao modelo anterior.

Os utilizadores podem optar por diferentes configurações de hardware para o novo Omen 16: o processador pode ir até Intel Core i9 de 12ª geração ou AMD Ryzen 9 6900HX, e nas placas gráficas pode optar até GeForce RTX 3070 Ti da NVidia ou AMD Ryzen RX 6650M. Os portáteis podem receber até 32 GB de memória DDR5 a 4800 MHz e até 2 TB de armazenamento interno SSD PCIe Gen4x4.

O ecrã IPS tem resoluções até 2560x1440 a 165 Hz e tempo de resposta de 3 ms. É 100% compatível sRGB e tem as habituais certificações de diminuição das luzes azuis nocivas da TÜV Rheinlan. O teclado mantém a iluminação RGB, com integração ao OMEN Gaming Hub Light Studio para os utilizadores poderem personalizar ao seu gosto.

Veja na galeria imagens do Victus

Relativamente ao Victus, esta linha é mais acessível, embora herde o ADN da OMEN, diz a HP. O Victus 15 é o primeiro da nova linha, com três cores: prateado, azul e branco. O portátil tem um ecrã de 15 polegadas, com uma resolução de 1080p a 144 Hz. Pode ser configurado com uma placa gráfica até GeForce RTX 3050 Ti Laptop ou uma AMD Radeon RX 6500M. Pode optar por um processador Intel Core i7 de 12ª geração ou AMD Ryzen 7 5800H, assim como até 16 GB de RAM DDR4 a 3200 MHz. Utiliza um SSD até 1 TB PCIe Gen4.

Ambos os computadores portáteis têm o OMEN Gaming Hub pré-instalado, oferecendo funcionalidades de otimização de performance e de rede para extrair o máximo de fluidez nos jogos.

O OMEN 16 chega o mercado no verão, por preços a começar nos 1.199 dólares e o Victus 15 começa nos 799,99 dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.