A proposta chama-se Sayer e é feita pela Jaguar Land Rover. Ainda não passa de um protótipo, sendo parte do conceito da empresa britânica de Future Type, mas serve para mostrar algumas das possibilidades que a evolução da condução autónoma poderá trazer, talvez mais próximo do que se pensa.

tek volante jaguar

Neste caso, a fabricante automóvel aposta na Inteligência Artificial para tornar o volante mais “esperto” e na única parte do carro que, possivelmente, será necessário comprar, propondo uma nova abordagem ao conceito de mobilidade.

O Sayer é extraível, ou seja, desencaixa para sair, para que o seu proprietário o possa levar e usar quando for necessário noutro veículo à disposição. Como é inteligente, funciona por ativação de voz e tem a capacidade de realizar centenas de comandos.

É, por exemplo, possível estabelecer rotas de navegação e horários a cumprir, com o volante a informar o “condutor” das horas a que deverá estar pronto para iniciar viagem de forma a chegar ao destino a uma determinada hora. No mesmo sentido, é o volante que “chama” o carro autónomo mais próximo para a morada em causa.