Desde que a Apple revelou a sua solução de realidade aumentada, o headset Vision Pro, o mercado foi espicaçado, dando novo ânimo às diferentes fabricantes para lançar novos produtos. Pouco conhecida na Europa, a Xreal vai lançar os óculos de realidade aumentada Air 2, a segunda geração do sistema lançado em 2021, com o nome Nreal Air.

O headset Xreal Air 2 foi lançado em setembro na China, mas os planos de lançamento global foram confirmados e os utilizadores dos Estados Unidos e Europa já podem fazer a pré-encomenda no website oficial. O preço é 459 euros (515 euros para a versão Pro) e pode ser encomendado em cores cinzento e vermelho, com entregas a 6 de novembro e 12 de dezembro, respetivamente.

Veja na galeria imagens dos Xreal Air 2:

A fabricante promete um design mais confortável, além de que os utilizadores podem controlar o nível de escurecimento dos óculos de 0 a 100%. Uma das principais funcionalidades do headset é expandir tudo aquilo que o utilizador está a ver para um grande ecrã virtual com um tamanho até 330 polegadas.

Nas funcionalidades técnicas, o Xreal Air 2 usa o novo ecrã micro-OLED de 0,55 polegadas da Sony, capaz de debitar uma resolução de 1920x1080 por cada olho e uma taxa de refrescamento de até 120 Hz. Os óculos têm 500 nits de brilho e esteticamente conseguem ser 10% mais finos e leves que o modelo original.

De notar que as lentes podem ter graduação através de uma prescrição médica. E apresenta um campo de visão de 46 graus. O equipamento é compatível com computadores, tablets, smartphones e ainda consolas de gaming, segundo o website. Tem ainda um cabo USB-C para carregamento e oferece um estojo de transporte. Como nem todos os utilizadores têm a mesma composição facial do nariz, os óculos oferecem três bases diferentes para que possa escolher aquela que lhe for mais confortável.