Durante a Oracle OpenWorld, que teve início no Sábado passado, Larry Ellison, presidente da Oracle, disse que a sua estratégia empresarial está centrada no aumento das receitas. Larry Ellison pretende duplicar os lucros da empresa, isto é, passar de 15 mil milhões de dólares para 30 mil milhões, mantendo os 40 por cento da margem operativa.

"Crescer nesta dimensão e manter o índice de 40 por cento da margem operativa será muito difícil de realizar", admitiu o responsável. Todavia, as últimas aquisições da PeopleSoft e da Siebel Systems, podem ser duas peças fundamentais para o alcance dos 30 mil milhões de lucros.

Apesar da Oracle não estar pronta para adquirir outra grande empresa, Larry Ellison demonstrou que está disposto a fazer negócios com nichos de mercado de menor dimensão, como a G-Log, uma compra anunciada ainda esta semana que enriquece as soluções da Oracle na área de logistica.

O presidente da Oracle avançou ainda que o negócio de base de dados da empresa "permanece rei", mas o mercado das aplicações tem-se tornado extremamente lucrativo, sendo que um terço das receitas é proveniente deste sector de negócio.

A Oracle agora está a considerar investir em alguns dos projectos das empresas que adquiriu, nomeadamente no projecto Nexus, arquitectura de serviços da Siebel.

Todavia, dado que o projecto Nexus não for escrito em linguagem Java, a Oracle não vai tentar a possível conservação do seu código. Actualmente, a empresa de Larry Ellison está a esforçar-se fundir as suas aplicações com as da PeopleSoft e, posteriormente da Siebel, numa única suite a que chamou "Project Fusion".

Notícias Relacionadas:

2005-09-12 - Oracle compra Siebel e reforça área de CRM

2005-08-02 - Oracle anuncia aquisição de 41% do capital da I-flex

2005-07-06 - Oracle adquire ProfitLogic e alarga portfólio de soluções sectoriais

2005-05-20 - Oracle centraliza estratégia de PMEs na Europa em produtos JD Edwards