Pretendendo ultrapassar a imagem de dificuldade técnica da instalação e utilização do Linux, a Open Source Development Lab (OSDL), a organização dedicada ao desenvolvimento do Linux, anunciou os seus planos para desenvolver uma especificação para versões desktop deste sistema operativo. Para já a OSDL criou uma taskforce que tem por objectivo a formação do Desktop Linux Working Group, e que conta com a participação da opendesktop.org, HP, Novell, IBM, Red Hat, Sun Microsystems e da Intel, entre outros.



A iniciativa pretende criar um fórum onde se possa analisar uma série de modelos de interface de desktop e a partir dai fazer recomendações sobre as melhorias que possam ser introduzidas de forma a encorajar uma maior adopção do Linux nos computadores pessoais de utilizadores individuais e empresas.



A organização salienta porém que esta iniciativa não se destina especificamente a um novo esforço para substituir os desktops Windows por Linux, mas identificar modelos de utilização comercial de computadores para além do típico "knowledge worker". O grupo de trabalho vai dedicar-se ao exame de soluções Linux end-to-end e a interoperabilidade com outros sistemas utilizados no mundo empresarial.



Recordando números da IDC, o Open Source Development Lab afirma que o uso do sistema operativo Linux nos desktops está em rápida expansão em todo o mundo. Os últimos números da empresa de estudos de mercado indicam que a venda de pacotes pagos de Linux aumentaram para 2,8 por cento em 2002, sendo de esperar que em 2004 ultrapassem as vendas totais do Mac OS.

Embora não seja referida pela OSDL, a iniciativa Desktop Linux Consortium - anunciada no ano passado - poderá vir a participar também neste Grupo de Trabalho, já que os objectivos definidos são idênticos.

Notícias Relacionadas:

2003-02-06 - Líderes industriais lançam Consórcio Desktop Linux

2002-01-31 - OSDL cria grupos de trabalho para integrar Linux nas telecoms e em data centers