A edição digital da CES 2021 só começa na próxima semana, mas muitas fabricantes começaram a levantar o véu das novidades presentes no certame dedicado à tecnologia de consumo. Os novos modelos de televisão são uma constante todos os anos, levando as fabricantes a refrescar as suas linhas com novas conquistas tecnológicas. Este ano, a tendência parece ser o MiniLED dos ecrãs OLED, mas há um aspeto que parece ser transversal nas diferentes empresas: o foco no gaming.
Considerando o lançamento das consolas de nova geração, capazes de debitar gráficos a 8K, HDR10+ e 120 FPS, a bola passa para o lado das televisões que necessitam de requisitos para puxar o máximo pelas máquinas de jogos. A necessidade de oferecer taxas de refrescamento a 120 Hz já é obrigatória para quem procura um modelo topo de gama para desfrutar os jogos no detalhe e fluidez máxima. E a Samsung, LG e Sony já desvendaram as suas propostas de modelos com diferentes otimizações para gaming e processadores mais inteligentes.
A Panasonic é a mais recente fabricante a revelar o seu topo de gama, o modelo OLED JZ2000. E mais uma vez, esta pode ser uma escolha interessante para quem tem uma PS5 ou Xbox Series X ao oferecer um novo processador HXC Pro AI que tem o objetivo de melhorar a imagem e melhorar a performance dos videojogos graças ao seu modo gaming.
Uma das características do Game Mode Extreme do modelo é a baixa latência da imagem, que reduz o input lag quando se joga. Além disso suporta HDMI 2.1 com framerate variável e alto frame rate, ou seja, vai permitir aos jogos correr ao máximo de FPS para os quais foram programados. Contém ainda um modo de imagem especial para gaming (game mode), que a fabricante garante que torna a experiência mais suave e fluida, apontando o modelo tanto para jogadores profissionais, como casuais.
A Panasonic afirma que o ecrã OLED de 4K oferece uma latência muito baixa para além do hardware, com uma caracterização feita pelos seus engenheiros. Além disso, utiliza inteligência artificial, tal como outras marcas, para melhorar a qualidade de imagem, sobretudo no que diz respeito ao upscalling dos conteúdos. Não só a imagem é otimizada, como o próprio som das suas colunas suportadas por Dolby Atmos. O som foi otimizado pela Technics e oferece áudio em 360 graus, oferecendo aos utilizadores uma maior imersão de posicionamento, seja a ver filmes ou eventos desportivos, para além dos videojogos.
Para já não há informações de preços ou datas de lançamentos, mas espera-se a chegada de dois modelos ao mercado, de 55 e 65 polegadas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários