Num estudo recente envolvendo a auditoria a mais de 300 actividades de negócio de envio de dinheiro para o exterior, a Panda Security revela que entre os mais de 1.500 computadores analisados 30 por cento possuíam um antivírus desactualizado e 60 por cento estavam infectados.
"Inadequadamente protegidos e frequentemente utilizados para outros propósitos - como chats, downloads, etc. -, estes computadores não são seguros para transacções online", conclui a Panda.
A empresa de segurança lembra que estas falhas podem permitir a intercepção das remessas para obtenção criminosa de dados bancários dos utilizadores e desfalques nas respectivas contas, através de técnicas como a instalação de cavalos de Tróia ou ataques de phishing.
"O risco é enorme já que se trata de informação muito sensível que é armazenada em computadores vulneráveis", afirma Luis Corrons, director técnico do PandaLabs. "Esta combinação de falta de manutenção, fraca percepção da segurança e comportamentos inapropriados dos utilizadores resultam em sistemas muito vulneráveis que facilitam a acção dos ciber-criminosos".
Em destaque
-
Multimédia
Sweekar quer ser um Tamagotchi para os tempos modernos (com IA incluída) -
App do dia
Acompanhe satélites, planetas e fenómenos espaciais com a AstroAlert -
Site do dia
#PressPlayTogether incentiva pais e filhos a jogar em conjunto com mais responsabilidade e segurança -
How to TEK
Tem iPhone atualizado com o iOS 26? Saiba como tirar partido das novas ferramentas das mensagens
Comentários