A Microsoft alinha para a próxima terça-feira, dia de Patch Tuesday, 14 actualizações, valor que representa um número recorde no lançamento mensal habitual de correcções para falhas de segurança nos seus diversos produtos. Entre o conjunto, oito actualizações são classificadas como "críticas" e as restantes seis como "importantes".

O número de actualizações preparado para 10 de Agosto supera os valores registados em Fevereiro de 2010 e Outubro de 2009 (14 boletins), enquanto as 34 correcções igualam o recorde alcançado, inicialmente, em Outubro de 2009, repetido depois a 8 de Junho. Já as oito actualizações críticas da próxima semana também estão no "nível" do registado no Patch Tuesday de Outubro de 2009.

As correcções de terça-feira, 34 no total, dizem respeito a programas como Windows, o Internet Explorer, o Office e o Silverlight, em todas as versões suportadas do Windows, desde o XP SP3, ao Windows 7 e ao Windows Server 2008.

De acordo com a antecipação da Microsoft, o Windows, por si só, soma 10 das actualizações - metade delas "críticas" e as outras cinco "importantes". Outras duas actualizações destinam-se a corrigir vulnerabilidades no IE e no Silverlight, e o par restante diz respeito ao Office.

Recorde-se que a Microsoft lançou, esta semana, uma correcção de emergência para uma falha crítica que afectava várias versões do sistema operativo Windows. A falha tinha sido identificada há cerca de duas semanas e já estava a ser explorada, o que levou a fabricante a publicar a correcção fora do "alinhamento mensal".

Falha crítica no Reader vai ter correcção na semana de 16 de Agosto

Já a Adobe anunciou para a semana de 16 de Agosto a correcção de urgência de um bug no Acrobat Reader, classificado como crítico e apontado durante a conferência Black Hat da semana passada.

A vulnerabilidade, que pode ser explorada remotamente para controlar um computador, está relacionada com a forma como o software gere as fontes dos ficheiros PDF, segundo o explicado por Charlie Miller, o analista da Independent Security Evaluators que deu a conhecer o problema, durante a conferência.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.