A Polícia Judiciária (PJ) vai adquirir um sistema informático com ferramentas que vão deixar aceder e recolher os dados dentro dos telefones móveis à distância. Tudo dentro dos "procedimentos legais", garante-se.
A despesa com a aquisição do “sistema de aquisição remota de prova digital em terminais de comunicações móveis” já foi autorizada pelo Governo e vai atingir 2,9 milhões de euros, tendo o despacho que autoriza a repartição de encargos nos anos de 2017 e 2018 sido publicado em Diário da República.
Justificando a compra deste sistema com a necessidade de “dotar a Polícia Judiciária dos meios técnicos adequados à promoção e reforço da prevenção e da repressão da criminalidade transnacional grave e organizada”, nomeadamente “terrorismo, o tráfico de seres humanos, o cibercrime, o tráfico de droga, o crime económico-financeiro”, este também servirá para “fomentar a cooperação quer com os restantes Estados-membros quer com Países Terceiros".
A recolha dos dados deverá ser feita, segundo o Jornal de Negócios, “cumprindo os procedimentos legais”. Prevê-se que aquisição do software, em curso, termine nos próximos meses.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários