A consola de jogos da Sony voltou esta semana a estar vulnerável a questões de segurança, quando um grupo de crackers autodenominados "Os Três Mosqueteiros" publicou uma nova chave de desbloqueio da PS3, denominada LV0.


Além da publicação desta chave, que basicamente permite ao utilizador desbloquear as restrições que a Sony coloca na consola para evitar a instalação de firmware não-autorizado, o grupo de hackers chineses BlueDiskCFW libertou também esta semana um novo firmware que permite o acesso à rede PlayStation Network.


De acordo com o site Eurogamer, é esta mistura que poderá colocar de novo em causa a segurança da consola e, sobretudo, o acesso à PlayStation Network, voltando a potenciar os riscos de utilização indevida das contas dos utilizadores.


Está ainda em causa a possibilidade de serem lançados firmwares que permitam correr homebrew ou jogos piratas, mesmo que a Sony atualize o Firmware.

A mesma fonte cita ainda um comunicado dos hackers chineses, que referem ter descoberto as chaves "já há algum tempo" e justificam a libertação do novo firmware com o "medo que o nosso trabalho seja aproveitado por outros para ganhar dinheiro".



O mês de outubro volta a ser a altura mais propícia para a exploração de falhas de segurança na PlayStation 3, como foi o caso do ataque ocorrido há cerca de um ano.



Nota de redação: Foi corrigida uma gralha no título da notícia e acrescentada uma informação sobre as possíveis consequências do ataque.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico