A PlayStation Portugal anunciou a abertura das candidaturas para a oitava edição do PS Talents, uma iniciativa de apoio aos developers e pequenos estúdios nacionais. Os candidatos selecionados vão concorrer nas diferentes categorias, incluindo o jogo do ano, o prémio máximo que permitirá aos vencedores os apoios para finalizarem e publicarem o projeto.

Os finalistas serão revelados durante o mês de outubro e o grande vencedor do concurso e restantes categorias serão conhecidos no início do próximo ano. As candidaturas devem ser enviadas para o endereço eletrónico premiosplaystation@premiosplaystation.com. E devem conter uma versão jogável do projetou o vertical slice, um vídeo de apresentação do jogo com um máximo de 5 minutos de duração, o documento de concept design em PDF e os CVs dos membros da equipa.

O período de candidaturas começou hoje e vai prolongar-se até às 23h59 do dia 30 de setembro. As regras ditam que podem concorrer pequenos estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e mesmo empresas portuguesas que tenham faturado menos de 100 mil euros em 2021. Os candidatos devem apresentar uma equipa de projeto composta por, pelo menos, três tipos de perfis: game designer, programador e artista.

As regras gerais e prémios mantêm-se em relação ao ano passado, com o vencedor da edição 2022 do Prémio PlayStation Talents a receber apoio financeiro para a publicação do jogo. Será dado 10 mil euros em dinheiro ao melhor jogo, assim como a garantia de publicação na loja digital PlayStation Network. Terá disponível um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses e acesso a ferramentas de desenvolvimento PlayStation. Por fim uma campanha de promoção e marketing do jogo nos canais PlayStation avaliada em 50 mil euros.

Além do melhor jogo, as categorias secundárias dividem-se entre:

  • Prémio PlayStation Talents para Jogo mais Inovador;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Arte;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo Infantil;
  • Prémio PlayStation Talents da Imprensa;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Narrativa;

Há ainda uma categoria especial Games for Good, atribuído em parceria com o evento criado e organizado pela IADE. Vence o jogo que “melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito, e que contribua para um diálogo aberto sobre problemas reais da nossa sociedade e do nosso mundo”, explica a organização.

A PlayStation Portugal refere que desde o início dos Talents em 2015 já participaram mais de 350 projetos. O primeiro vencedor foi Strikers Edge da Fun Punch Games, seguindo-se VRock para realidade virtual, Out of Line, KEO, Back Then, Evil Below e o mais recente vencedor foi Sophia and the Girl from the Past, sendo que quatro desses títulos ainda estão em produção.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.