Quando o árbitro apitar o início da partida que vai juntar Futebol Clube do Porto e Benfica no próximo domingo, não serão só os jogadores a movimentar-se no campo. No Estádio do Dragão estarão instaladas cinco câmaras, que vão recolher imagens de todos os ângulos possíveis e dar conteúdo à plataforma de realidade virtual da Samsung, que vai estar acessível a quem passar pelos locais escolhidos para partilhar a experiência.

A fabricante apresenta a experiência como pioneira em todo o mundo. Quem puder desfrutar dela vai usar os óculos de realidade virtual Gear VR para ver o jogo como se estivesse dentro do campo. A experiência imersiva é garantida pelas imagens recolhidas a partir das cinco câmaras instaladas em pontos distintos do estádio, para assegurar uma cobertura 360º do evento, em tempo real.

Quem estiver a usar os óculos durante o jogo pode ir escolhendo os ângulos preferidos para acompanhar a partida. Isso poderá ser feito a partir da loja da Samsung do Fórum Almada ou nos Cinemas NOS do Centro Comercial Colombo, onde a empresa vai estar a demonstrar a tecnologia. No Estádio do Dragão também vão estar equipas a demonstrar a tecnologia.  

“Sabemos que o futebol é um passion point dos portugueses, pelo que esta iniciativa, a primeira do género a nível mundial, possui todos os ingredientes para que os utilizadores tenham acesso a uma experiência que promete mudar a forma como olhamos para a transmissão de conteúdos ao vivo”, explica Frederico Paiva, diretor de negócio da Samsung Portugal.

A experiência vai envolver a Samsung, a Liga Portugal, a Samsung, a NOS e a Sport TV. A transmissão em realidade virtual das imagens recolhidas nas câmaras para os Samsung Gear VR é assegurada pela NOS, que usa fibra ótica a 1 Gbps e uma rede 4G de 300 Mbps para garantir que os conteúdos chegam aos dispositivos com a rapidez e qualidade necessária para permitir uma transmissão em direto. As redes em questão foram implementadas temporariamente para esta experiência, adiantam as empresas.  

Os óculos de realidade virtual da Samsung, os Gear VR, estão à venda em Portugal. A segunda edição do gadget - a  Innovator Edition - chegou às lojas em julho e custa 219,90€. É compatível com os novos smartphones Galaxy S6 e S6 Edge. Para funcionar os Gear VR precisam sempre de um smartphone, que encaixa nos óculos. Só alguns modelos são compatíveis.  

 

A experiência foi esta quinta-feira anunciada pela Samsung, num evento que reuniu imprensa e responsáveis das entidades envolvidas. 

 

 

 

 

  

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.