A empresa multinacional portuguesa Efacec está a participar num projeto pioneiro em Portugal, um veículo de transporte público autónomo que está a ser testado em Cascais. O carregador elétrico ficou a cargo da empresa, que está igualmente a expandir a rede pública de alimentação de automóveis elétricos, com sete postos a serem instalados no município, com o objetivo de integrar a rede do sistema MobiCascais, avança o Negócios.

O veículo autónomo, denominado Easy Mile 10, está equipado com uma bateria de 30.72 kWh, com uma autonomia estimada de 8/9 horas. Terá um carregador próprio, instalado pela empresa no campus da universidade Nova School of Business e Economics em Carcavelos. Segundo é avançado, o minibus elétrico vai ligar a universidade à rotunda dos Lombos (Quinta de São Gonçalo), localizada junto à praia de Carcavelos, num percurso de quase 700 metros.

Futuramente, a rede será expandida, com planos de ligar a universidade à estação de comboios de Carcavelos, numa circulação de quase 1,5 quilómetros. A tecnologia da Efacec View4Grid vai permitir gerir e acompanhar em tempo real o carregamento do veículo autónomo, assim como medir e controlar o acesso, a carga e o estado da rede do mesmo.

Segundo a empresa, a sua solução será integrada na plataforma de gestão da cidade de Cascais, numa ferramenta que integra várias componentes de gestão e monitorização do trânsito, transportes públicos e as necessidades de manutenção das estradas, é referido no comunicado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.