A Intel e a RIM, empresa que desenvolve o BlackBerry, anunciaram uma parceria tecnológica nos termos da qual a próxima geração daqueles smartphones será equipada com processadores da fabricante americana.



Nos termos da parceria a RIM adopta a arquitectura Xscale da Intel e o processador para equipamentos móveis PXA9xx, conhecido pelo nome de código Hermon, que suporta tecnologia de redes EDGE. Além disto a parceria prevê o trabalho conjunto entre as duas empresas para o desenvolvimento de tecnologias wireless aplicadas aos equipamentos móveis.



"A nossa colaboração com a Intel vai-nos permitir fazer uma troca fundamental de arquitectura que maximiza os benefícios que podemos tirar da rede móvel EDGE", detalha Mike Lazaridis, presidente da RIM citado num comunicado.



O BlackBerry é uma das principais plataformas móveis de sincronização de email viradas para o mercado empresarial. O software da RIM que suporta os equipamentos permite sincronizar em tempo real o email do escritório com o email no telefone móvel, garantindo aos seus utilizadores maior mobilidade.



Depois de um primeiro lançamento com pouco sucesso os equipamentos ganharam mais adeptos no último, em parte graças ao acordo com a Vodafone que garantiu mais escala aos produtos. A Microsoft é a principal concorrente da empresa neste segmento de mercado.



Notícias Relacionadas:

2004-10-28 - Vodafone apresenta terminais Blackberry para gestão móvel do email

2003-08-11 - T-Mobile e RIM lançam novo BlackBerry 7230 melhorado nos EUA