Ainda faltam alguns meses para ficarmos a conhecer a PlayStation 5, mas tendo em conta as expectativas e a antecipação que reina na indústria, os rumores continuam a correr como se a apresentação estivesse marcada para a semana. Por agora, pouco sabemos sobre a próxima consola da Sony, mas se as informações que vieram a público corresponderem à realidade, é certo que podemos esperar da marca nipónica um sistema com retrocompatibilidade. No entanto, os leaks não param por aí. De acordo com o youtuber Skullzi TV, que analisou centenas de patentes registadas pela gigante tecnológica ao longo dos últimos meses, a PS5 vai contar com um algoritmo capaz de se auto-programar, de forma a que a experiência se adapte às capacidades de cada jogador.

Estúdios da Sony já estão a trabalhar em jogos para PlayStation 5?
Estúdios da Sony já estão a trabalhar em jogos para PlayStation 5?
Ver artigo

A patente em causa descreve um sistema em que não só os jogos podem adaptar a sua dificuldade aos skills do utilizador, como os próprios menus de navegação se podem orientar de acordo com as suas preferências.

Escreve a IGN que esta funcionalidade pode impactar substancialmente a forma como os estúdios criam os seus jogos, uma vez que este sistema contempla a possibilidade de os padrões de jogo de um jogador serem lidos e analisados individualmente; e de os jogos se adaptarem, automaticamente, a essas mesmas práticas. Isto pode traduzir-se em várias formas, como a apresentação de dicas aos que parecerem mais perdidos num mapa; a colocação de mais recursos numa altura em que o jogador já demonstrou preferir valer-se de todas as ferramentas que tem à sua disposição; ou até em inimigos mais hábeis, quando o utilizador demonstra conseguir batê-los com facilidade.

No sistema da própria PlayStation 5, é possível que isto se materialize em menus com opções organizadas de acordo com os hábitos do utilizador ou numa PlayStation Store que cria destaques automáticos com jogos do género preferido do utilizador.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.