Começaram esta semana a ser instalados 6.000 quadros interactivos nas escolas públicas com 2.º e 3.ºciclos do ensino básico e com ensino secundário.

A acção, que decorrerá até ao final de Junho, está prevista no eixo da Tecnologia do Plano Tecnológico da Educação (PTE) e visa garantir um quadro interactivo por cada três salas de aula, no decorrer do presente ano lectivo.

Em comunicado, o PTE avançou que a implementação deste projecto, orçado em nove milhões de euros, surgiu no seguimento do concurso público internacional “para a aquisição de bens e serviços necessários ao fornecimento, instalação, manutenção e helpdesk de apoio aos referidos equipamentos”.

Lançado há um ano, este plano do Ministério da Educação prevê ainda que as escolas tenham, até ao final do ano lectivo, a instalação de computadores, de forma a atingir o rácio de dois alunos por computador com ligação à Internet, trinta mil projectores nas salas de aulas, que começaram a ser distribuídos a semana passada, e a criação do cartão electrónico para todos os alunos.

O PTE representa um investimento de cerca de 400 milhões de euros e pretende colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados na modernização tecnológica dos estabelecimentos de ensino.