O Reino Unido pretende colocar-se na vanguarda da condução autónoma, apresentando um plano para até 2025 ter os serviços com veículos em condutor a circular nas estradas nacionais. Para isso anunciou o planeamento de novas leis e o financiamento no valor de 100 milhões de libras (cerca de 118 mil euros). Do investimento, 35 milhões destina-se à investigação de segurança.
Segundo avança a Reuters, o governo britânico quer tirar vantagem do mercado imergente de veículos autónomos, que se calcula valer 50 mil milhões de euros e se estima criar 38 mil novos postos de trabalho. Nas palavras do secretário dos transportes, Grant Shapps, “Queremos que o reino Unido esteja na dianteira do desenvolvimento e utilização desta fantástica tecnologia e é por isso que estamos a investir milhões em investigação vital em segurança e a definir a legislação para garantir que tenhamos total benefício do que esta tecnologia promete”.
O secretário disse ainda que a legislação estava focada em estabelecer que as fabricantes são as responsáveis pelas ações dos veículos em modo de condução autónoma e que os condutores humanos não seriam acusados pelos incidentes gerados durante o controlo automático.
É referido que alguns veículos autónomos possam receber permissões para circular nas estradas maiores no próximo ano, mas o anúncio feito pelo governo estabelece metas mais bem-definidas que incluem os transportes públicos e a entrega dos respetivos veículos até 2025. É um sinal verde na confiança depositada na tecnologia, que um pouco por todo o mundo começa a ver-se em algumas cidades, ao mesmo tempo que as grandes tecnológicas assumem o compromisso de expandir o sector.
Ainda há poucos dias a Xiaomi revelou nova tecnologia de condução autónoma e avançou com uma frota de 140 carros de teste, assim como a promessa de investimento de mais de 475 milhões de euros na primeira fase da sua tecnologia de condução autónoma Xiaomi Pilot Technology. E a China também não quer perder esta corrida para os países ocidentais e já acelerou as autorizações de circulação de automóveis autónomos, como a Baidu que foi a primeira empresa a obter a licença para operar táxis autónomos no país sem condutor ao volante.
Obviamente que muitas das expetativas estão na possibilidade da Apple entrar também nesta corrida sem condutores, havendo cada vez mais rumores de que poderá estar para breve a revelação oficial dos seus planos para o Apple Car. Sabe-se agora que poderá ter “ADN” da Lamborguini, com a contratação de um executivo de topo da fabricante italiana para a sua equipa.
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