A crise dos semicondutores que afetou a indústria tecnológica, gerada pela pandemia, também atingiu a capacidade de produção da Sony, que lançou a PlayStation 5 no mercado num período de elevada procura. Isso traduziu-se em constantes quebras de stock durante mais de dois anos, sendo muito difícil de encontrar unidades à venda. E sempre que as grandes superfícies tinham consolas estas eram vendidas em bundles, com um jogo ou um comando adicional, por preços a rondar os 700, 800 euros, ou mais. Uma medida em parte contra os chamados “scalpers” que compram todo o stock possível para depois venderem mais caro.

Está a pensar comprar uma PlayStation 5? Finalmente será mais fácil encontrar durante o mês de janeiro
Está a pensar comprar uma PlayStation 5? Finalmente será mais fácil encontrar durante o mês de janeiro
Ver artigo

A Sony já tinha anunciado no início de janeiro que a produção normalizou e que seria mais fácil encontrar consolas a partir daí. Apesar de não ter tido efeitos imediatos, o certo é que em fevereiro os stocks realmente normalizaram e foram muitas as partilhas feitas nas redes sociais, nas comunidades de gaming, das pirâmides de consolas expostas nas grandes superfícies.

O comparador KuantoKusta partilhou alguns dados sobre esta injeção de consolas no mercado, destacando que o valor médio da consola desceu em média 7% para a versão digital da PS5 e 27% na edição standard de disco, numa análise realizada à procura da PS5 entre 31 de janeiro e 7 de março. Os números traduzem-se em preços médios de 764,54 euros antes da reposição da versão digital para 711,48 euros a 7 de março. E para a versão standard de 859,03 euros para 625,42 euros. Esta foi a reação das lojas, com redução de quase 200 euros, mesmo com os preços inflacionados pela falta de produto.

Assim que começaram a receber o novo stock, os preços finalmente parecem ter estabilizado e já se encontram consolas PS5 standard por 550 euros e a versão digital por 450 euros. E na verdade não corresponde a uma redução dos preços, mas sim uma normalização daquele que seria o valor “oficial” de venda dos equipamentos. Pelo menos desde que a própria Sony decidiu aumentar os preços em 50 euros desde que foi lançada em 2020, devido à inflação global.

Sony não resiste a inflação global e aumenta preços da PlayStation 5 para 550 euros na versão Blu-ray
Sony não resiste a inflação global e aumenta preços da PlayStation 5 para 550 euros na versão Blu-ray
Ver artigo

O KuantoKusta diz que entre 31 de janeiro e 7 de março, a procura pela edição digital da PS5, que é a mais barata e também a mais procurada, disparou 201%. O bundle da mesma consola com o jogo God Of War Ragnarök registou um aumento da procura de 619%.

Conheça os 10 produtos de gaming mais procurados no KuantoKusta:

  1. Sony PlayStation 5 Standard Edition 825GB SSD
  2. Sony Playstation 5 + God Of War Ragnarök Digital
  3. Sony PlayStation 5 Digital Edition 825GB SSD
  4. Hogwarts Legacy PS5
  5. Sony Playstation 5 Digital + God Of War Ragnarök Digital
  6. Hogwarts Legacy PS5 Pré-Venda
  7. Nintendo Switch OLED 64GB White
  8. Sony Playstation 5 825GB SSD + Comando Dual Sense
  9. Microsoft Xbox Series X 1TB SSD
  10. The Last of Us: Part I PS5