A guerra na Ucrânia continua a escalar, com a investida nos últimos dias da Rússia nas regiões da capital do país, Kiev. As autoridades locais da capital ucraniana referem que a Rússia está a utilizar os chamados “drones kamikaze” contra infraestruturas da cidade, tendo mesmo atingido edifícios residenciais, avança a France 24.

O exército russo estará a apontar a infraestruturas críticas na região da cidade de Mykolaiv. O autarca da cidade referiu que dois andares superiores de um edifício foram destruídos num único ataque, deixando o restante em escombros.

A Ucrânia tem acusado a Rússia de utilizar nos seus ataques drones fabricados no Irão nas últimas semanas, conhecidos como Shahed-136. O Kremlin não comentou as acusações, mas o Irão já negou o fornecimento dos drones ao exército russo.

Oleksiy Kuleba, governador regional da capital ucraniana, salientou que o ataque com os drones ocorreu em áreas em torno da capital, mas ainda não tinha informações sobre eventuais vítimas. O ataque também foi confirmado pelo vice-presidente do gabinete presidencial, Kyrylo Tymoshenko, na sua conta do Telegram. Refere que foram atingidas infraestruturas cruciais, mas sem avançar detalhes.

É o quarto dia consecutivo que a população de Kiev acorda com as sirenes de ataques aéreos, sendo obrigados a procurarem refúgio subterrâneo. E desde segunda que a Rússia lançou ataques a diversas cidades ucranianas com mísseis, embora cerca de metade tenham sido intercetados pelos sistemas de proteção do país.

Os drones Shahed-136 são considerados lentos e com capacidade de voar a baixas altitudes, sendo fáceis de anular através das defesas aéreas convencionais. As autoridades ucranianas terão referido que a Rússia lançou um total de 86 destes drones, mas que cerca de 60% acabaram por ser destruídos no ar. O facto de o exército russo ter utilizado diferentes drones em simultâneos, permitiu-lhe uma maior taxa de sucesso nos ataques aos edifícios, explica o website ucraniano Ukrinform.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.