Com o Tableau GPT e o Tableau Pulse a Salesforce quer dar acesso a dados e analítica de forma mais rápida e simples, permitindo às várias áreas das empresas tomar decisões com mais informação. As ferramentas acabam de ser anunciadas na conferência da Tableau, que integrou a Salesforce em 2019, e devem estar disponíveis até final do ano.

Ryan Aytay, CEO da Tableau, defende que este é um passo importante para as organizações no acesso à informação. "A IA generativa é uma das tecnologias mais transformadoras no nosso tempo de vida - está a impulsionar a produtividade para as pessoas e os negócios em todo o lado [...] O Tableau GPT e Tableau Pulse com Data Cloud dão aos clientes uma experiência de analítica de próxima geração que garante a todos os utilizadores capacidade de tomar melhores decisões, mais rápido e com dados relevantes", explica.

ChatGPT vai responder a questões no Slack. Salesforce junta forças com a OpenAI para IA generativa
ChatGPT vai responder a questões no Slack. Salesforce junta forças com a OpenAI para IA generativa
Ver artigo

Os dados da Salesforce indicam que 41% dos responsáveis de TI das empresas afirmam que não conseguem entender os dados porque são demasiado complexos ou inacessíveis, e mais de um terço referem a falta de capacidade de gerar conhecimento a partir dos dados como um dos problemas das organizações.

Com a tecnologia de IA generativa vai ser possível aceder mais rapidamente a dados com o Salesforce Data Cloud para Tableau. O Tableau Pulse vai permitir experiências mais personalizadas no acesso aos dados, enquanto o Tableau GPT, baseado no Einstein GPT, facilita a interação com a informação num modelo conversacional, bastando fazer as perguntas na consola de  para obter respostas mais aprofundadas.

As respostas são apresentadas em modelo de linguagem natural e de forma visual e há integração com o Slack e email para que os utilizadores possam usar a informação no seu fluxo de trabalho habitual.

Veja a demo da Tableau

Pedro Arellano, Tableau vice presidente sénior da Tableau e responsável de produto admite que este é um novo salto evolutivo na tecnologia da empresa. "O Tableau foi transformador há 20 anos, quando surgiu, e penso que com a IA generativa podemos dar um novo salto evolutivo no acesso a dados nas empresas", explicou numa pré conferência com um número limitado de jornalistas, onde o SAPO TEK participou.

O desafio é agora levar a tecnologia aos clientes e começar a implementar as soluções. O Tableau GPT e Tableau Pulse vão estar disponíveis em modo piloto ainda este ano.