O primeiro chip automóvel da Samsung vai chegar ao mercado com a ajuda da Audi. A tecnológica vai produzir processadores Exynos para veículos da marca alemã, que têm lançamento marcado para 2021.

O Exynos Auto V9 é um chip de 8 nanómetros, conta com oito cores ARM Cortex-A76 e oferece uma velocidade máxima de 2,1 GHz. Com este componente, a Samsung promete uma qualidade de som premium e integração entre múltiplos ecrãs (com limite máximo de seis displays e 12 câmaras). Importa ainda sublinhar que o chip tem um GPU ARM Mali G76 e uma unidade de processamento neural.

Esta parceria foi anunciada em 2017. Na altura, a Samsung adiantou também que iria fornecer displays OLED para os veículos elétricos da Audi. Para esta indústria, sabe-se ainda que a gigante sul-coreana está a trabalhar em dois chips para veículos inteligentes.

A Samsung é apenas uma das muitas empresas tecnológicas que estão a expandir-se para o mercado automóvel. BlackBerry, Nvidia, Intel e Qualcomm são apenas outros quatro nomes.