A dimensão do portfólio de produtos da Samsung faz com que a conferência ontem realizada na CES se transforme facilmente numa longa lista de produtos a destacar, mas também gera mais inovação, o que garantiu a atribuição de 37 prémios de Inovação da CES 2011, entre os quais se contam dois Best of Inovation para os televisores, câmaras digitais e monitores 3D.

Sob o mote de "Smarter Life", onde o design se conjuga com a tecnologia e a ligação fácil entre produtos, a empresa mostrou uma continuidade nas estratégias já definidas, sem revelações surpreendentes.

A sua linha de televisores LED está ainda mais fina e com uma moldura reduzida, aproveitando melhor o espaço útil do ecrã. Para além da série Samsung D8000 e D7000 LED TV, a Samsung apresentou também novos televisores Plasma, que obedecem à mesma filosofia de redução da moldura e da espessura dos ecrãs, e que são também 3D.

A acompanhar os televisores a marca coreana continua a incorporar funcionalidades na plataforma Smart TV, com o menu Smart Hub e o acesso a mais aplicações na loja Samsung Apps, que a empresa garante ser a primeira app store HDTV.

[caption]samsung tv[/caption]

Na área da mobilidade a grande estrela é a série 9 de notebooks, que recorre ao Duralumin para o chassi, o que torna o equipamento mais resistente e leve. Este material é usado em aviões e permite reduzir o peso do portátil para os 1,31kg e a espessura para os 16,3mm, apesar do ecrã de 13 polegadas.

Com a tecnologia Fast Start e um disco SSD (Solid State Drive) a nova série 9 permite um arranque do sistema em apenas 12 segundos, 60 vezes mais rápido do que com a utilização de um disco rígido, indica a Samsung.

[caption]samsung serie 9[/caption]

Ainda sem data de chegada à Europa, o Sliding PC 7 Series é outra das novidades de destaque. Este notebook tem um teclado que desliza sob o ecrã multitouch, transformando-se rapidamente num Tablet ou num notebook.

O portátil tem um ecrã de 10,1 polegadas com resolução HD e boa visibilidade em situações de luz exterior, o que o torna uma boa solução de compromisso para quem está indeciso entre um tablet e um notebook. Por dentro está um processador Atom e o sistema operativo Windows 7, apostando também no armazenamento SSD para um arranque mais rápido.

[caption]Sliding PC 7[/caption]

Na área dos Tablets, que este ano dominam a feira de electrónica e TI, a Samsung apresentou apenas uma versão renovada do Galaxy Tab, só com Wi-Fi e ainda com a versão 2.2 do sistema operativo Android. A marca mantém a dimensão de 7 polegadas do ecrã TFT e neste modelo reduz o armazenamento interno aos 16 GB.

Os preços e a disponibilidade para a Europa destes produtos não são ainda conhecidos.