Quanto ao cheiro a fritos, tal vai ser possível graças a um método testado com sucesso a bordo da Estação Espacial Internacional com recurso a plasma frio. O método revelou-se eficaz na eliminação das moléculas de maus odores dos exaustores de cozinha que se produzem durante o processo de fritura.

O plasma forma-se normalmente através do gás quente, mas o Max Planck Institute for Extraterrestrial Physics, na Alemanha, desenvolveu uma forma de criar plasma frio à temperatura ambiente. Com o financiamento da Agência Espacial Europeia, o processo teve as suas primeiras experiências a bordo da Estação Espacial Internacional

A tecnologia já terá sido apresentada à Blümchen, fabricante alemã de frigideiras, avança a CBC, a operadora pública de rádio e televisão do Canadá. A fabricante estará agora a trabalhar no sentido de integrá-la nos exaustores comerciais.

Esta é uma inovação importante para o sector da restauração, nomeadamente fast-food, não só pela eliminação dos odores, mas também porque neste momento as moléculas são capturadas por exaustores que recorrem a químicos que produzem ozono e que podem ser prejudiciais à saúde.

O vídeo que reproduzimos abaixo explica o processo.