Apesar de a sua chegada estar prevista para 2020, existem poucas certezas acerca do design e até mesmo do nome da próxima consola da Sony. No entanto, o blog holandês LetGoDigital pode ter descoberto imagens da patente do kit de desenvolvimento de jogos da nova PlayStation, fazendo também uma recriação em renders 3D, a partir dos esboços encontrados. Tal como dita a história da marca, as máquinas de desenvolvimento entregues às principais produtoras de videojogos nem sempre correspondem exatamente à versão final da consola, contudo, as imagens estão já a despertar a curiosidade dos fãs da fabricante japonesa.

De acordo com o blog, a Sony Interactive Entertainment requisitou a patente, cujo design for desenvolvido por Yasuhiro Ootori, ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no Brasil, em maio deste ano. Mais tarde, a 13 de agosto, a mesma foi registada no World Intellectual Property Office.

De acordo com um tweet de Matthew Stott, programador da Codemasters, uma das produtoras de videojogos mais antigas do Reino Unido, este não é o design oficial da PlayStation 5, mas sim um kit de desenvolvimento. Stott acabou por não só apagar o tweet, mas também a sua conta na rede social, uma vez que tal revelação pode ser violado o contrato de confidencialidade da Sony, avança o Business Insider.

Apesar de não ter marcado presença na edição de 2019 da E3, a Sony tinha já feito algumas revelações sobre as funcionalidades da sua nova consola, incluindo a utilização de um disco SSD em vez de um HDD para velocidades superiores de gravação e leitura de dados, gráficos 4K a uma taxa de atualização de imagem de 120Hz e ainda um sistema de retrocompatibilidade com jogos da PlayStation 4.

Obviamente que tudo não passa de rumores, mas é sempre interessante ver o exercício de design avançados.