A Microsoft prepara-se para apresentar ao mundo a próxima geração do Windows a 24 de junho. À medida que a data de revelação se aproxima, avolumam-se os rumores acerca daquele que é conhecido entre os internautas como Windows 11, com algumas pistas deixadas também pela gigante tecnológica.

Agora, novas imagens dão conta do possível aspeto do novo sistema operativo da Microsoft. Mas não é tudo: a build do Windows de onde originam as imagens acabou por surgir online, revelando ainda mais pormenores sobre as novidades sobre o "rejuvenescimento visual arrebatador” prometido pela empresa.

Curiosamente, no mesmo dia em que a build do Windows 11 surgiu na Internet, a Microsoft partiu para o Twitter para indicar que "este é apenas o início" e que chegarão ainda mais novidades no dia 24 de junho, o que pode dar a entender que a empresa tem conhecimento das "leaks".

As primeiras imagens do Windows 11 foram reveladas por um utilizador da plataforma chinesa Baidu e demonstram um Windows com um aspeto mais minimalista e muito semelhante ao Windows 10X, cujo lançamento a Microsoft acabou por cancelar.

Clique nas imagens para mais detalhes

As imagens partilhadas, que pertencem à edição Pro do Windows 11, revelam que o icónico botão Iniciar continua a existir, desta vez com um novo ícone. Embora passe a figurar por predefinição no centro da barra de ferramentas, há a possibilidade de movê-lo para a esquerda, colocando-o na sua posição mais tradicional.

O próprio menu de início conta com um novo visual mais simples e “suave”, com todos os cantos arredondados, e sem os elementos gráficos dinâmicos que existiam no Windows 10. Ao que tudo indica, há a possibilidade de fixar aplicações no menu, assim como a presença de botões de acesso rápido para determinadas funções, como encerrar ou reiniciar o equipamento.

De acordo com o portal XDA Developers e com o website The Verge, que tiveram acesso à build do Windows 11 que surgiu online, cumpre-se a promessa de “rejuvenescimento visual” deixada pela Microsoft, se bem que de forma não tão arrebatadora.

Clique nas imagens para ficar a conhecer mais pormenores

O novo sistema operativo é descrito como uma versão mais refinada do Windows 10 e, além das mudanças na barra de ferramentas e no menu de início, que contam também um “dark mode”, destacam-se novidades como a chegada de uma funcionalidade chamada Widgets, de novas formas de posicionar as janelas abertas e de novos wallpapers.

Uma coisa é certa: teremos de esperar até que a Microsoft revele finalmente a próxima versão do Windows para confirmar se os rumores batem certo ou não. Embora a Microsoft não revele muitos mais detalhes sobre o sistema operativo em si, a empresa revelou recentemente que deixará de suportar o atual Windows 10 a partir de outubro de 2025, que, à semelhança dos anteriores sistemas operativos, cumprirá um ciclo de vida de quase 10 anos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.