Para este ano, a IDC prevê que os serviços de cloud pública valham 800 mil milhões de dólares, mais 20,5% que no ano passado. No próximo ano o crescimento deverá ser da mesma ordem de grandeza.

No ano passado, a mesma análise mostra que as receitas mundiais de serviços cloud atingiram os 669,2 mil milhões, num crescimento de 19,9% face ao ano anterior, com o software as a service – aplicações a representar 45% da faturação.

Os serviços de infraestruturas foram o segundo maior motor de crescimento do mercado, gerando 19,9% das receitas alcançadas. Na terceira posição ficaram as vendas relacionadas com Plataformas as a Service (PaaS), com 18,4% das receitas e Software as a Service – Sistemas de infraestruturas com 17%.

IDC - Cloud Services 2023
créditos: IDC

Por fabricantes, a Microsoft liderou o mercado em todos os segmentos com uma quota de 16,8%, seguida da Amazon Web Services, Salesforce, Google e Oracle. Em conjunto, as cinco realizaram 40,5% da faturação com serviços cloud.

As áreas de PaaS e IaaS tendem a continuar em destaque. “A integração da IA está a levar as organizações a repensarem as suas estratégias de infraestrutura”, sublinha Dave McCarthy, vice-presidente de pesquisa para a área de cloud e serviços de infraestruturas edge da IDC.

Os fornecedores deste tipo de serviços estão a investir em força em computação, armazenamento e redes de alto desempenho, necessários para cargas de trabalho de IA. Para as empresas, isso é uma oportunidade de acederem rapidamente e sem outros custos a este tipo de recursos. Para os fabricantes, uma oportunidade de negócio cada vez mais relevante, como destaca o mesmo responsável.

IDC - Cloud Services 2023
créditos: IDC

Esta pesquisa da IDC – Worldwide Semianual Public Cloud Services Tracker monitoriza a atividade de 850 fornecedores de serviços na cloud em 49 países.