Foi esta semana divulgado um estudo comparativo sobre a qualidade dos sistemas de reciclagem de computadores da Dell e da HP, realizado pela associação ambientalista Silicon Valley Toxics Coalition. De acordo com esta análise, o processo realizado pela Dell possui falhas graves, enquanto a HP é louvada pelo bom trabalho realizado em prol do ambiente.



A Silicon Valley Toxics Coalition (SVTC) é uma associação criada em 1982 na sequência da descoberta de contaminação substancial no subsolo de Silicon Valley que era originada pela poluição originada em tanques de armazenamento das empresas de tecnologias. Desde então esta organização tem vindo a analisar e defender a educação ambiental e a reciclagem adequada destes produtos no sentido de obter um desenvolvimento ambiental sustentável.



O estudo agora divulgado tem o nome de "Corporate Strategies for Electronics Recycling: A Tale of Two Systems" e foi produzido em colaboração com a Computer TakeBack Campaign. Neste relatório a Dell é acusada de utilizar trabalho de prisioneiros através da sua parceria com a UNICOR, a indústria dos Estabelecimentos Prisionais Federais. Pelo contrário, a HP é elogiada por utilizar no seu processo de reciclagem as melhores práticas através da sua colaboração com a Micro Metallics Corporation.



A Computer TakeBack Campaign estima que dezenas de milhões de computadores se tornam obsoletos todos os anos e que "menos de 10 por cento deste número é encaminhado para reciclagem, sendo os restantes guardados em casas e escritórios ou abandonados em lixeiras, incinerados ou enviados para países pobres onde são desmantelados em condições horriveis". As fabricantes de computadores são acusadas de colocarem novos produtos no mercado todos os dias sem preocupação com a sua possibilidade de reutilização e reciclagem, para além de continuarem a utilizar materiais tóxicos.


Bryant Hilton, porta voz da Dell, afirmou à agência Associated Press que a empresa cumpre os regulamentos para a segurança dos trabalhadores no processo de reciclagem, negando utilizar o trabalho de detidos nas cadeias federais simplesmente devido ao baixo custo. Segundo este porta-voz, a UNICOR "funciona de forma diferente que uma empresa de reciclagem comercial mas obedece aos mesmos critérios que utilizámos na selecção dos fornecedores de serviços de reciclagem", afirmou Bryant Hilton em declarações à agência noticiosa.

Notícias Relacionadas:

2003-04-23 - Campanha "Dell Recycling Nacional Tour" supera expectativas

2003-01-14 - Dell, Gateway e HP criticadas por não serem mais activas na redução do lixo electrónico

2002-05-10 - Empresas portuguesas mais sensibilizadas para reciclagem de lixo eléctrico e electrónico

2002-02-14 - Resíduos eléctricos e electrónicos com nova legislação em Portugal

2000-06-15 - Lixo electrónico e eléctrico reciclado até 2006


Dossier: Para acabar com o lixo eléctrico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.