
A marca continua a ser um factor importante quando se pretende comprar um telemóvel, mas o sistema operativo, assim como as aplicações e os conteúdos associados, têm vindo a ganhar peso na hora da decisão.
As conclusões são da TNS, com base nos dados apurados no estudo Mobile Life 2011, e revelam que um em cada quatro consumidores avalia sistema operativo e aplicações antes de optar por determinado smartphone.
A marca, embora muitos ainda a considerem relevante - 44% dos inquiridos em países desenvolvidos e 77% dos utilizadores dos mercados emergentes - deve, aos poucos, perder relevância na lista de prioridades.
Entre as funcionalidades mais mencionadas pelos consumidores estão a videoconferência (54%), TV ao vivo, (50% e 70% nos mercados da Ásia, Oriente Médio, África e América do Sul), streaming de vídeo (48%) e partilha de conteúdos (24%).
O elevado número de respostas que mencionaram os recursos vídeo mostra que esta é uma das áreas os grandes empresas deverão investir nos próximos anos, salienta a TNS.
Outro destaque é o acesso às redes sociais a partir do telemóvel. Há um ano atrás, 30 por cento dos inquiridos diziam utilizar o dispositivo para aceder ao Facebook ou ao Twitter, quando actualmente quase metade dos utilizadores o faz (46%).
A análise mostra ainda que os consumidores consideram os tablets capazes de complementar ou mesmo substituir a experiência do PC, mas não os smartphones, vistos como um dispositivo com mercado próprio.
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