A Sony anunciou que os seus próximos leitores de música passarão a suportar o formato MP3, que passa a co-habitar com o formato proprietário ATRAC3, o único até agora disponível nos leitores de música da empresa japonesa.



Os primeiros equipamentos compatíveis com MP3 deverão surgir na Europa acompanhando o lançamento dos próximos leitores flash ainda este ano, adianta a Sony.



Mesmo com o sucesso crescente de formatos como o MP3, o AAC ou o WMA a Sony tem optado por manter a estratégia nesta área e disponibilizar equipamentos exclusivamente compatíveis com o seu formato proprietário, decisão que terá comprometido o sucesso esperado para o seu novo modelo de Walkman (NW-HD1), lançado no início do verão e que chegou a ser apelidado de "iPod Killer".



O Acoustic TRansform Adaptive Coding é usado pela Sony desde a introdução do MiniDisc, pois a empresa defende que o sistema de compressão do formato é mais eficaz que outras opções do mercado, garantindo um melhor sistema de som.



Segundo a imprensa internacional, a Sony planeia ainda disponibilizar software que permita fazer o upgrade dos leitores de música já lançados, por forma a que estes se tornem também compatíveis com o formato MP3 sem que seja necessário proceder a qualquer processo de transcodificação, como acontece actualmente.



Com este movimento a fabricante espera reforçar a concorrência a empresas como a Apple, Dell ou a Creative e contribuir activamente para as estimativas de vendas de leitores digitais em 2004 que, segundo a previsão da Informa Media, deverão atingir os 10 milhões de unidades, totalizando 21 milhões de equipamentos no mercado.



Notícias Relacionadas:

2004-07-01 - Sony responde a iPod com leitor de música mais barato e maior capacidade de armazenamento