Ao longo dos últimos meses, a Sony tem vindo a divulgar detalhes técnicos e funcionalidades do seu novo headset de realidade virtual, o PS VR2, deixando claro que apenas seria lançado no próximo ano. Hoje avançou com a data oficial da chegada às lojas, o dia 22 de fevereiro, com um preço de 599,99 euros. O bundle oficial inclui o headset, o novo comando PS VR2 Sense e ainda um par de auriculares estéreo.

Também será lançado um bundle com o jogo Horizon: Call of the Mountain, que neste caso inclui um voucher com um código para aceder à versão digital deste título que promete mostrar as funcionalidades do novo headset de realidade virtual. Neste caso terá de pagar mais 50 euros, ou seja, 649,99 euros.

Veja na galeria imagens do headset PlayStation VR2 e acessórios:

Quanto a acessórios, foi ainda confirmada a venda da estação de carregamento para o comando do headset, que custará 49,99 euros e estará à venda no mesmo dia. A vantagem desta dockstation é que poderá manter o comando em carregamento sem estar ligado à PlayStation 5, libertando dessa forma as portas USB.

Os utilizadores podem começar a reservar o headset e os primeiros títulos a partir do dia 15 de novembro na loja online da PlayStation, aproveitando algumas campanhas especiais, com entrega durante a semana de lançamento. Mas também poderá fazer a pré-reserva nas lojas habituais.

Recentemente, a Sony revelou que os utilizadores podem ver o que se está a passar em seu redor quando têm o headset equipado. No primeiro modelo era necessário tirar o periférico dos olhos quando precisava procurar o comando ou ajustar a sua posição frente à câmara. No novo equipamento é possível ativar as suas câmaras frontais através do botão de função no headset ou utilizando um cartão no Centro de Controlo, para alternar entre o conteúdo virtual e o real. A Sony diz que este modo de olhar em redor é apenas para ver, pois o sistema não grava o ambiente real.

PlayStation VR2

Os jogadores vão também poder criar a sua área personalizada para jogar. As câmaras do headset vão permitir fazer um scan à sala, os jogadores depois podem definir através dos comandos a área concreta, expandindo ou diminuído o espaço ao seu gosto ou baseado nos obstáculos que tenha no local. Assim, durante as partidas, caso pisem os limites que definiram, os jogadores recebem avisos, evitando assim choques acidentais.

O novo headset vai oferecer ainda uma funcionalidade de cinema. Ou seja, os jogadores podem alterar entre o modo VR e o modo Cinemático. No primeiro, é possível jogar com uma perspetiva de 360 graus, dentro do ambiente virtual. A Sony diz que este conteúdo será debitado numa resolução de 4000x2040 HDR, ou melhor, 2000x2040 para cada olho, com taxa de refrescamento de 90/120 Hz.

Se optar pelo modo Cinemático, é possível aceder ao sistema e menus da PS5, assim como quaisquer outros conteúdos que não sejam em realidade virtual ou vídeos numa simulação de ecrã virtual de cinema. Estes conteúdos serão oferecidos numa resolução de 1920x1080, com taxas de 24/60 Hz, mas também a 120 Hz.

De recordar que em maio, a Sony fez uma apresentação do headset, destacando a simplicidade de ligação do sistema através de apenas um fio, maior resolução, assim como os seus comandos ergonómicos, com feedback háptico.

A Sony confirmou ainda a chegada de 20 títulos entre produções internas e parceiros no dia de lançamento. Para já revelou 11 novos títulos. Veja na lista os jogos confirmados:

PS VR 2
  • Horizon Call of the Mountain,
  • Resident Evil Village
  • The Dark Pictures: Switchback VR
  • Crossfire: Sierra Squad
  • The Light Brigade
  • Cities VR
  • Cosmonious High
  • Hello Neighbor: Search and Rescue
  • Jurassic World Aftermath Collection
  • Pistol Whip VR
  • Zenith: The Last City
  • After The Fall
  • Tentacular

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.