A Sony vai compatibilizar o seu software de música digital com o formato AAC utilizado pela Apple. A Sony tinha-se mantido fiel ao formato ATRAC e a medida é vista como o reconhecimento de que não pode continuar a ignorar o sucesso que o iPod tem no mercado dos leitores de MP3.





Com esta compatibilização os utilizadores do software que detenham iPods vão poder passar algumas das suas músicas para Walkman's da Sony, mas só se estas tiverem sido gravadas a partir de um CD e não descarregadas da loja iTunes, explica uma notícia da C|net.

O formato AAC (Advanced Audio Coding) é uma tecnologia de compressão de áudio integrada nos standards do MPEG-2 e MPEG-4 e garante maior qualidade de som e redução da dimensão do ficheiro do que o MP3. O formato é utilizado nos iPod da Apple em conjunto com o software de gestão de direitos digitais que impede a sua cópia.

As músicas comercializadas no serviço online iTunes usam formato MPEG-4 protegido com o FairPlay Digital Rights Management para a reprodução em PC, iPod ou telemóveis Motorola ROKR com iTunes. A compatibilidade assegurada pela Sony será com o MPEG-4 não protegido, caso contrário terá de licenciar a tecnologia FairPlay da Apple.

De acordo com a Nielsen SoundSca, um sistema de contabilização de vendas de produtos musicais nos Estados Unidos e Canadá, a Apple detém cerca de 80% do mercado americano em relação ao download de músicas online, o que corresponde a mais de 353 milhões de músicas vendidas.

Notícias Relacionadas:

2005-09-09 - Sony revela linha de leitores de música portáteis com ligação a loja de música