O regulador da segurança rodoviária dos EUA abriu um inquérito ao desempenho dos veículos autónomos da Waymo, empresa do grupo Alphabet, nesta terça-feira. O software dos veículos autónomos está a ser investigado após a receção pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA) dos EUA de 22 notificações de acidentes ou potenciais violações das leis de segurança rodoviária. Por exemplo, conduzir na faixa errada ou em zonas de obras, envolvendo estes táxis autónomos.

O Gabinete de Investigação de Defeitos (ODI) da NHTSA diz que o objetivo é avaliar o software e a sua capacidade de evitar colisões com objetos estacionários e quão bem ele deteta e reage a “dispositivos de controlo de segurança de tráfego”, como cones.

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A avaliação preliminar deverá estar concluída no prazo de oito meses e incide sobre aproximadamente 444 veículos, na sequência dos 22 incidentes reportados, que incluem 17 colisões.

Em declarações ao TechCrunch, a Waymo disse que “a NHTSA desempenha um papel muito importante na segurança rodoviária e continuaremos a trabalhar com ela como parte da nossa missão de nos tornarmos o condutor mais fiável do mundo”.

A NHTSA disse que, em alguns dos casos reportados, os sistemas de condução automatizada “pareciam desobedecer aos dispositivos de controlo de segurança do tráfego” e que alguns acidentes ocorreram pouco depois de os sistemas de condução automatizada “terem exibido um comportamento inesperado perto dos dispositivos de controlo de segurança do tráfego”, acrescenta a Reuters.

Veja na galeria imagens do “robotáxi” Waymo:

Segundo a mesma agência de notícias, a investigação é a primeira fase antes de a agência poder exigir uma recolha se considerar que os veículos representam um risco excessivo para a segurança. Nesta investigação será avaliado o desempenho dos veículos Waymo “na deteção e resposta a dispositivos de controlo de tráfego e na prevenção de colisões com objetos e veículos estacionários e semi-estacionários”.

Esta é a mais recente de uma série de investigações abertas pela NHTSA sobre o desempenho dos veículos autónomos que começou com os Cruise da General Motors, em outubro de 2023. Já nesta semana, a NHTSA disse ter aberto uma investigação sobre os veículos autónomos Zoox, da Amazon, devido a travagens inesperadas que deram origem a duas colisões traseiras que feriram motociclistas. O inquérito incide sobre os sistemas de condução automáticos dos veículos Zoox 500. Os Zoox entraram ao serviço há cerca de dois anos.

A investigação sobre o software da Waymo ocorre três meses após a primeira “recolha” e atualização do software autónomo, na sequência da colisão de dois dos seus veículos com uma carrinha num reboque em Phoenix, Arizona.

As confusões no tráfego resultantes do comportamento de veículos Waymo têm-se tornado virais na Internet como é o caso deste vídeo partilhado no Reddit.

A Waymo iniciou testes de táxi autónomo sem condutor para funcionários em Austin, no Texas, em março.