A BMC Software, Eucalyptus, HP, IBM, Intel, Red Hat e a SUSE estão entre as promotoras de um novo consórcio da indústria que pretende promover a adopção de tecnologias abertas de virtualização, incluindo Kernel-based Virtual Machine (KVM), um componente do Linux.

A criação da Open Virtualization Alliance foi formalizada ontem e entre as missões assumidas está a promoção de formação, boas prática e aconselhamento técnico que permita às empresas melhorar a avaliação das suas opções de virtualização.

Embora já existam comunidades focadas no desenvolvimento de KVM, a aliança quer acelerar a expansão do ecossistema de soluções de vários parceiros para plataformas Linux e Windows.

Em comunicado a aliança explica que a virtualização com KVM garante melhor performance e escalabilidade, assim como segurança para as aplicações, tornando mais fácil o caminho para a implementação de sistemas individuais ou grandes soluções de cloud computing.

Os parceiros da nova aliança têm interesses comuns no apoio ao desenvolvimento de soluções abertas de virtualização e também no desenvolvimento de KVM, a nível de negócio e de integração no seu portfólio de produtos.