Os telefones com o sistema operativo da Microsoft vão ganhar, em breve, novas características. A fabricante apresentou hoje a nova versão do Windows Phone, com o nome de código Mango, que promete trazer mais de 500 novas funcionalidades e que, inclusive, estará localizada para "português de Portugal".

A actualização do software vai ser disponibilizada para todos os equipamentos Windows Phone existentes gratuitamente, sendo integrada nos novos telefones a partir do próximo Outono.

Com o objectivo de "expandir os limites da experiência de utilização do smartphone", as novas adições abrangem melhorias em vários domínios, nomeadamente nas comunicações, com a informação a passar a estar organizada em redor da pessoa ou do grupo com quem o utilizador pretende interagir e não da aplicação que pretende usar.

As aplicações foram outro dos recursos que também mereceram a atenção por parte da Microsoft na actualização do sistema operativo. Segundo a fabricante, além de facilitar a recepção de notificações atempadas e actualizações de aplicações directamente a partir do ecrã inicial, a versão Mango irá também incluir as aplicações nos resultados da procura e nos chamados Windows Phone Hubs, com o App Connect, sendo mais fácil localizar uma aplicação útil sempre que necessário.

Entre as novas características neste campo contam-se igualmente melhorias ao nível dos Live Tiles, que podem agora ser maiores, mais dinâmicos e conter mais informações, e capacidades multi-tarefa, passando a poder alternar-se rapidamente entre aplicações em utilização e a executar aplicações em segundo plano.

Além de ter o Internet Explorer incorporado, a versão Mango propõe-se "associar o poder da Web às capacidades únicas do telefone", contando com identificação da localização, câmara e acesso a aplicações para apresentar "uma nova forma de visualização da Web mais localizada, relevante e geradora de acção", refere a Microsoft.

Reforçar o ecossistema


Com a versão Mango o ecossistema Windows Phone ganha igualmente novos recursos, com a Microsoft a anunciar novas parcerias com a Acer, a Fujitsu e a ZTE, que se juntam às já existentes com a Dell, HTC, LG e Samsung.

Além disso, a empresa gerida por Steve Ballmer anunciou o suporte a mais idiomas, incluindo checo, chinês, coreano, dinamarquês, finlandês, grego, holandês, húngaro, japonês, norueguês, polaco, português (de Portugal e do Brasil), russo e sueco, e irá aumentar a lista de países onde os consumidores têm acesso a aplicações através do Windows Phone Marketplace.