A Tesla bloqueou a funcionalidade que permitia usar o ecrã os seus veículos para jogar, enquanto o carro se deslocava. A medida é uma reação à investigação da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) que, depois de uma denúncia, quis perceber melhor porque é que a fabricante oferecia ao condutor a possibilidade de jogar enquanto conduz, quando a legislação proíbe expressamente que os veículos integrem funcionalidades que possam distrair o contador.

Uma notícia avançada pelo The Verge há dias detalhava que o Model 3 da Tesla permitia jogar Sky Force Reloaded, Solitária ou The Battle of Polytopia, no ecrã do veículo, mesmo com o carro em movimento. A investigação das autoridades americanas cobre este e outros modelos da marca, com a mesma funcionalidade.

“Efeito Musk” arrasta Tesla para pior das últimas 11 semanas. Venda de ações vai continuar
“Efeito Musk” arrasta Tesla para pior das últimas 11 semanas. Venda de ações vai continuar
Ver artigo

A Tesla entretanto lançou uma atualização para alterar a configuração do Passenger Play, onde integra estes conteúdos, que passou a ter acesso e utilização bloqueados enquanto o veículo se movimenta.

A NHTSA também confirmou a alteração, em declarações à Business Insider, referindo que “depois da abertura de uma primeira avaliação do Tesla Passenger Play, a Tesla informou a agência que vai alterar esta funcionalidade”. A Tesla ainda não comentou o tema, que deu polémica depois do The New York Times ter contado a história e relatado a descoberta feita por um cliente da marca.

A agência sublinhou entretanto que o Vehicle Safety Act é claro em relação às distrações à condução, pelo impacto direto que podem ter na segurança da viagem e lembrou que, por ano nos Estados Unidos, morrem cerca de 3.100 em acidentes de viação causados por distrações ao volante.