A Toshiba está a comercializar em Portugal o Stor.e Cloud, o sistema de armazenamento em cloud para ambiente doméstico. Com esta aposta a empresa japonesa acredita que consegue fundir o melhor do armazenamento em unidades físicas e o acesso aos ficheiros a partir de qualquer ponto desde que haja uma ligação à Internet.

O centro de armazenamento está disponível em dois formatos: 2TB por 169 euros e 3TB por 209 euros. O dispositivo funciona como um disco rígido normal que tem a particularidade de permitir o acesso remoto a dados armazenados. Esta é uma solução que acaba também por funcionar como um pequeno servidor pessoal que os utilizadores podem gerir como quiserem.

O programa de gestão é o Canvio Home Software, também desenvolvido pela Toshiba. A segurança dos dados armazenados é feita através de palavra-passe, mas como é uma nuvem privada, existe uma proteção de segundo nível que está associada às passwords das ligações à Internet.



[caption]STOR.E CLOUD[/caption]

O acesso ao Stor.e Cloud pode ser feito a partir de dispositivos Windows, Mac, iOS e Android, e funciona como um ponto comum que pode ligar os vários ecossistemas de utilização que existem numa mesma casa, o que permite a partilha de ficheiros dentro de um mesmo ambiente. Este tipo de armazenamento também pode servir os propósitos de pequenas empresas.

A Toshiba fala num "ambiente digital protegido" que permite streaming de música, filmes e a descarga de imagens em smartphones, computadores ou tablets. A grande vantagem está na transmissão de "confiança e tranquilidade por proteger a informação dentro da própria casa", revela em comunicado o diretor ibérico de marketing da Toshiba, Jorge Borges.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico