Após o desaire com o HD-DVD, a Toshiba está a integrar uma nova tecnologia nos seus leitores de DVD, a eXtended Detail Enhancement (XDE), que segundo a fabricante consegue melhorar a qualidade de imagem recolhidas dos DVD de definição standard.




O XD-E500 é o primeiro leitor de DVD da marca a integrar a tecnologia, estando disponível no mercado norte-americano a partir desta segunda-feira. O preço aconselhado de venda ao público está estabelecido nos 149 dólares, o dobro do custo da maioria dos leitores "convertíveis" - que também melhoram a qualidade de imagem dos DVD -, mas metade do valor de um leitor Blu-ray da Sony.




De acordo com a fabricante japonesa, citada pela imprensa internacional, a tecnologia XDE integrará os futuros leitores de DVD.




Os leitores Blu-ray têm um detalhe de imagem seis vezes maior face a um DVD normal, capacidade que nenhum dos leitores "actualizáveis" não conseguem alcançar. Contudo, são capazes de atenuar o "empastelamento" da imagem de um DVD quando mostrado num ecrã de grande dimensão.




Recorde-se que o Blu-ray, promovido pela Sony, conseguiu sair vencedor na guerra dos formatos ópticos de alta-definição contra o HD-DVD da Toshiba, que no início deste ano abandonou a produção de leitores para este formato. Logo na altura a empresa avisou que ia continuar a trabalhar noutras vias para garantir alta-definição nos seus equipamentos, um compromisso de que é mostra este anúncio mas também a integração de processadores processador Toshiba Quad Core baseados no Cell na linha de protáteis Qosmio que chega este mês às lojas portuguesas.




Notícias Relacionadas:


2008-07-10 - Toshiba reduz preço da gama Qosmio procurando massificação
2008-02-19 - Toshiba confirma abandono do HD DVD


2008-01-30 - Gartner declara Blu-ray vencedor na luta de formatos de alta-definição