A Toshiba acredita que está a emergir uma nova tendência no mercado português – os consumidores estão a prestar mais atenção aos computadores portáteis com ecrãs acima das 15 polegadas. O responsável da subsidiária portuguesa pela divisão de consumo, Nuno Carapinha, revelou mesmo que dentro da empresa os portáteis de 17 polegadas passaram de uma quota de 4% para quase 8% no espaço de um ano.



A responsabilidade, explicou Nuno Carapinha, pode ser atribuída ao crescimento dos dispositivos móveis. Pois à medida que mais pessoas andam com os tablets como um equipamento do “quotidiano”, mais pessoas começam a querer um equipamento de maiores dimensões em casa.



Neste sentido a Toshiba traz para Portugal o Satellite P70-B, que além de grande no tamanho do ecrã, é também ambicioso nas especificações técnicas que apresenta: resolução Full HD para o ecrã de 17,3 polegadas, processador Intel Core i7 de última geração, 16GB de RAM, 2TB de armazenamento interno, placa gráfica AMD da série R9 com 4GB dedicados e uma bateria que garante quase cinco horas de autonomia.



As primeiras impressões ao computador deixam perceber que a Toshiba continua a apostar na mistura de elementos das suas várias gamas, sendo que o P70-B tem no seu design muito do Toshiba Kira. O computador fica disponível ainda antes do final de novembro e vai ter um preço de 1.299 euros.

Com especificações iguais – a única diferença significativa é o leitor de Blu-Ray incorporado – a Toshiba também apresentou um novo portátil de gaming. O Qosmio X-70B tem um aspeto mais arrojado, jogando sempre na combinação de cores entre o preto e o vermelho. Continua também robusto no tamanho, mas o peso consegue ficar abaixo dos três quilogramas.
Também vai chegar a Portugal no final de novembro e terá um custo de 1.499 euros.



A subsidiária portuguesa da Toshiba vai lançar ainda o tablet Encore Mini na próxima semana, por 149 euros, e o portátil 2-em-1 Satellite Radius 11 na primeira semana de dezembro por 499 euros. Estes dois modelos já tinham sido referidos pelo TeK aquando da apresentação dos mesmos na IFA, em Berlim, no início de setembro.



Os quatros equipamentos representam o alinhamento da Toshiba para este Natal.



Toshiba Kira em Portugal, um caso de estudo na Europa


A Toshiba Portugal diz ter lutado bastante para trazer o portátil topo de gama da empresa para o mercado português e a aposta dos gestores parece estar a ser compensada.



As vendas do ultrabook estão a surpreender não só a nível doméstico, como a nível internacional. Os responsáveis da Toshiba referiram mesmo que este é um “caso de estudo”.



“O Kira tem sido um sucesso de vendas”, referiu a executiva Cláudia Mendes, ligada à área de computadores de consumo. A responsável da Toshiba explicou que relativamente à proporção da população, Portugal tem vendido muitos mais Kira do que a maioria dos países europeus.



O portátil é o topo de gama da marca e os interessados podem ler a análise que o TeK fez ao equipamento.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico