A guerra entre Ucrânia e Rússia continua ainda sem sinais de tréguas à vista, num conflito que já dura mais de dois anos. A educação é também uma das áreas afetadas e há novos apelos ao fornecimento de equipamentos para o sistema de educação pública no país.

O apelo é feito pelo Ministério da Educação e Ciência da Ucrânia, numa iniciativa chamada Device Coalition, lançada oficialmente em janeiro deste ano, e à qual se juntam o Ministério da Transformação Digital do país e a Fundação Olena Zelenska.

Os equipamentos servirão para ajudar crianças, em particular aquelas que pertencem a grupos mais vulneráveis, e a professores nas regiões onde o ensino é feito à distância. O objetivo da Device Coalition, que conta também com várias organizações, incluindo a UNICEF e a UNESCO, passa por reunir esforços para dar resposta às necessidades críticas do sistema de educação no país, assegurando um acesso equitativo a alunos e professores nas comunidades afetadas pela guerra.

De acordo partilhados pela iniciativa, perto de dois milhões de crianças ucranianas continuam a estudar em modo remoto ou híbrido. No entanto, deste conjunto, mais de 292 mil crianças não têm a possibilidade de frequentar as aulas nestes modos devido à falta de equipamentos informáticos.

Nas palavras de Oksen Lisovyi, ministro da Educação e Ciência da Ucrânia, durante o lançamento da iniciativa em janeiro, o principal objetivo da Device Coalition para este ano é dar resposta às necessidades de equipamentos em 10 regiões onde o ensino é feito predominantemente à distância. Estima-se que sejam precisos mais de 96 mil equipamentos informáticos para crianças, e 29 mil para professores, de modo a fazer face ao problema.

Já foram anunciados os primeiros acordos para a entrega de 50.000 equipamentos, numa contribuição da UNICEF, do fundo internacional Education Cannot Wait, do Ministério da Economia e Inovação da Lituânia e da Agência de Cooperação Internacional do Japão.

A Device Coalition junta-se a outras iniciativas concebidas para apoiar as escolas, alunos e professores na Ucrânia. Recentemente, uma iniciativa da UNESCO e UNICEF, apoiada pela Global Partnership for Education, entregou 11 mil portáteis a escolas do ensino primário e secundário nas zonas mais afetadas pelo conflito, como Kiev, Dnipro, Odessa, Mykolaiv, Chernihiv e Sumy.

Em destaque está também a Laptops for Ukraine, que em setembro do ano passado, entregou uma remessa de 1.000 equipamentos ao país, depois de já ter entregue 25 mil portáteis e smartphones para apoiar escolas e hospitais em março desse ano.

25 mil laptops e smartphones enviados para a Ucrânia para apoiar hospitais e escolas
25 mil laptops e smartphones enviados para a Ucrânia para apoiar hospitais e escolas
Ver artigo

Lançada em dezembro de 2022, a iniciativa junta a Comissão Europeia, o Ministério da Transformação Digital da Ucrânia e a DigitalEurope, uma organização europeia que representa a indústria da tecnologia digital.

O objetivo é reunir esforços, por parte de empresas, mas também de cidadãos, para recolher computadores, tablets e smartphones que possam ser usados pelos alunos das escolas ucranianas e pelos serviços públicos, como hospitais.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 11h02)