Os novos modelos de portáteis da Dell com Windows 8 só vão chegar às lojas portuguesas em janeiro, perdendo a época alta do Natal. O mesmo acontece com alguns modelos da gama de jogos Alienware, confirmou hoje Paulo Baptista, responsável de produto da Dell em Portugal.

A fabricante apresentou hoje em Lisboa o alinhamento dos novos produtos de consumo, com uma aposta reforçada no Windows 8 e na diversidade de formatos e dimensões de ecrã, que se refletem também nos preços.

As linhas Inspiron, XPS e Alienware contam com várias novidades que reforçam a oferta da Dell que já está nas lojas e que tem conseguido maior presença no mercado de consumo através de acordos recentemente fechados com a Worten, Staples e a Auchan, que deverá começar a vender notebooks da marca na próxima semana.

O principal destaque da nova linha de portáteis é o híbrido XPS 12, o ultrabook convertível cujo ecrã de 12,5 polegadas roda sobre uma moldura, transformando-se facilmente num tablet, e que já foi referido por várias vezes no TeK.

[caption]dell xps 12[/caption]

O equipamento vai chegar às lojas nas primeiras semanas de janeiro, com um preço a partir de 1700 euros para a configuração mais básica - com processador Intel Core i5, 4 GB de memória e disco SSD de 128 GB.

Da linha Inspiron os novos modelos 14 Z e 15 Z chegam também às lojas em janeiro, com a versão touch e com ecrã sem sensibilidade ao toque, com preços a partir de 699 euros.

A linha de computadores All in One também está mais atrasada do que era previsto, e o modelo de 27 polegadas só vai estar à venda no próximo mês.

Para os gammers interessados na linha Alienware há boas e más notícias. O modelo M14X vai estar à venda já na próxima semana na Worten, mas o M17X e o M18X têm também datas fixadas para o primeiro mês do próximo ano. Os desktops Aurora e X51 deverão chegar às lojas do grupo Sonae na mesma altura.

Em resposta ao TeK Paulo Baptista garantiu que a aposta que a empresa está a fazer no mercado de consumo está "a correr muito bem" e que alguns modelos da linha Inspiron têm conseguido bastante adesão na Worten e na Staples, mas não adiantou números.

Para o próximo ano este responsável não avançou previsões de vendas, mas admite que poderemos assistir a uma redução de preços nos ultrabooks, onde a Intel está a apostar fortemente, com valores que poderão ajudar a massificar esta linha de produtos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador