Os cibercriminosos estão a adoptar novas estratégias que lhes permitem explorar vulnerabilidades de uma forma mais rápida e eficaz do que aquela obtida até aqui, alertam os especialistas da IBM X-Force.



O relatório X-Force 2008 Midyear Trend Statistics indica que 94 por cento de todos os exploits a falhas de browsers acontecem nas primeiras 24 horas após os erros serem detectados, ou seja, numa altura em que a maior parte dos utilizadores nem sabe que está exposto a ataques.



Os plug-ins são outro alvo de ataque por parte dos hackers. Na primeira metade deste ano, estas aplicações tornaram-se uma das portas de entrada no computador dos utilizadores preferidas pelos cibercriminosos. Do total de exploits registados nos primeiros seis meses do ano, 78 por cento foram dirigidos a plug-ins.



A IBM refere também que, no primeiro semestre, observou-se que os ataques isolados estão a evoluir para ataques automatizados em grande escala e que mais de metade das vulnerabilidades descobertas estão relacionadas com aplicações web-server.



No que se refere a correio electrónico não solicitado, as análises mostram que os ataques de spam por imagens, anexos ou outras formas de propagação estão a diminuir e que a tendência agora é o spam por URL embutido no corpo da mensagem, tal como acontecia inicialmente. Agora, praticamente 90 por cento do spam é distribuído desta forma.



Segundo o relatório, a Rússia continua a ser o ponto de origem da maioria do spam em circulação (11 por cento), seguida da Turquia (8 por cento) e dos Estados Unidos (7,1 por cento).



É ainda de salientar também que os jogadores online passaram a ser um forte alvo das ameaças de segurança. A popularidade que estas comunidades têm alcançado na Internet tem cativado os hackers e, actualmente, os quatro trojans mais utilizados para furto de passwords destina-se a sites de jogos.



Por fim, a X-Force da IBM conclui que as entidades financeiras continuam a ser os principais alvos do phishing e que a importância da virtualização segura tem vindo a aumentar, já que as ameaças a vulnerabilidades relacionadas com esta tecnologia triplicaram desde 2006.



Notícias Relacionadas:

2008-07-17 - 96,5% dos emails em circulação são spam

2008-06-17 - Spam em circulação duplicou nos últimos 4 anos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.