
A Gartner reviu as previsões de venda de PCs para 2011 e 2012, devido à expectativa de queda na procura por netbooks e notebooks. Segundo a consultora, o crescimento do número de computadores comercializados durante este ano deverá rondar os 10,5 por cento em relação a 2010, no lugar dos 15,9 por cento estimados inicialmente.
Desta forma, em 2011, serão comercializados 387,8 milhões de computadores. Para o próximo ano está estimada a venda de 440,6 milhões de unidades, numa subida de 13,6 por cento face a 2011, valores igualmente abaixo da previsão inicial de 14,8 por cento.
As previsões de redução resultam do menor ritmo de venda de PCs portáteis em todo mundo, principalmente, na China, justifica a Gartner.
Nos últimos cinco anos, os portáteis foram os principais responsáveis pelo crescimento da venda de computadores, com taxas de crescimento anuais de 40 por cento, em média.
"O entusiasmo dos consumidores pelos dispositivos como tablets, leitores digitais e smartphones deverá reduzir o ritmo de vendas dos PCs portáteis, especialmente em mercados já consolidados, como o norte-americano e o europeu", refere a consultora.
Nos países que apresentam maiores índices de inclusão digital, a taxa média de venda de PCs poderá mesmo ser inferior a 10 por cento, entre 2011 e 2015.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários