As vendas de computadores em todo o mundo caíram 30% nos primeiros três meses do ano, para um total de 55,2 milhões de unidades, de acordo com dados preliminares da Gartner. Na Europa, o tombo foi de 35,9%, pior que nos Estados Unidos.

A consultora atribui a queda a uma combinação de fatores que já tinha provocado “estragos” no trimestre anterior e que deve continuar a afetar o setor, nos próximos meses. As lojas têm excesso de ofertas, para uma procura que continua em baixa por causa do clima económico de incerteza.

A diminuição da procura foi especialmente relevante no mercado de Pequenas e Médias Empresas, mais condicionado pelo clima de incerteza económica. Como refere a Gartner, esta é uma das primeiras áreas da tecnologia onde as empresas cortam, por ser possível, sem grande impacto, prolongar o ciclo de vida dos equipamentos.

“A pressão nos preços dos computadores acentuou-se no primeiro trimestre com os vendedores a praticarem descontos consideráveis para limparem inventário”, sublinha Mikako Kitagawa, analista principal da Gartner.

“Para estimular a procura, os vendedores reduziram temporariamente o preço médio de venda dos computadores que já tinham em comercialização, enquanto os preços médios dos novos equipamentos continuaram elevados por causa da inflação”, acrescenta o responsável.

A Gartner explica que isto reflete uma estratégia, por parte das marcas, de preservação de margens em detrimento da preservação de quotas de mercado. Espera-se que ao longo do ano o preço médio de venda dos equipamentos aumente de forma moderada, passando para o lado do consumidor o aumento de custos associado aos novos produtos que chegam ao mercado.

Lenovo mantém liderança mesmo num dos seus piores trimestres de sempre

O top de vendas, por fabricantes, mantém-se inalterado, com a Lenovo na liderança e uma quota de mercado de 23,3%. Embora no número de unidades vendidas a Lenovo tenha perdido 30% entre períodos homólogos, numa das maiores quedas da sua história, a quota de mercado da empresa manteve-se sem alterações.

Vendas de PCs 1ºtrimestre 2023
créditos: Gartner

A HP e a Dell fecham o top 3 de vendas (envios para lojas), mas como sublinha a Gartner, para a HP este foi o sétimo trimestre consecutivo de queda nas vendas a dois dígitos. A Europa foi a região onde essa quebra foi mais acentuada (37%). Já para a Dell, os primeiros três meses de 2023 foram o quarto trimestre consecutivo de queda nas vendas.

A Apple, no quarto lugar da tabela, e a Acer em sexto, foram as fabricantes que mais reduziram o número de equipamentos vendidos no último ano, perdendo também alguma quota de mercado, mas sem saírem das respetivas posições.

Os dados compilados pela Gartner incluem as vendas de computadores desktop e portáteis com sistemas operativos Windows, MacOS e ChromeOS.