Aos poucos o ChatGPT e outros sistemas de inteligência artificial generativas vão ocupando o lugar dos “velhos” assistentes, como a Alexa, Siri ou Google Assistant. Ainda recentemente a Microsoft anunciou que iria descontinuar a aplicação da Cortana, trocando-o pelo Copilot do Windows 11. Portanto é uma questão de tempo de vermos os equipamentos alimentados por IA generativa.

As colunas portáteis, por exemplo, têm feito sucesso muito devido à comparabilidade com os assistentes de IA, permitindo interagir para aceder aos conteúdos e serviços através de voz. Mas o Vifa ChatMini assume-se como a primeira coluna do mundo a utilizar o ChatGPT nessa interação e no caso da versão chinesa, tem um segundo assistente de IA, o Wenxin Yivan da Baidu.

Mais que as informações habituais, o sistema da coluna promete ser um companheiro de conversações com o utilizador. Este gera respostas fluídas e mantém uma conversa sobre os tópicos abordados. A coluna foi ainda desenhada para ser a companhia de utilizadores sénior ou mesmo de quem precisa de uma palavra “amiga”.

Vifa ChatMini

Este promete oferecer encorajamento, conforto e até conselhos. Isso deve-se à sua capacidade de analisar o estado emocional do utilizador e dar a resposta apropriada. Pode jogar jogos de palavras, criar textos ou outros conteúdos a partir do seu sistema de IA.

A Vifa é uma especialista dinamarquesa em áudio, com 90 anos no mercado, criando equipamentos de alta fidelidade. É também conhecida pelo design arrojado dos seus equipamentos e o ChatMini não é exceção. E considerando o pedigree da empresa e a inovação da coluna, o seu preço até parece acessível, de 259 dólares.