Com a privacidade e os roubo de dados na ordem do dia, as smart TVs da Vizio vão passar a exibir uma notificação para informar os utilizadores no caso de a empresa norte-americana ter recolhido e vendido os dados do seu proprietário.

A medida vem na sequência de um caso que remonta a 2015, em que a Vizio se viu exposta pelo portal ProPublica por instalar software nas suas televisões que lhe permitia monitorizar os hábitos de visualização dos seus utilizadores. A tecnológica foi depois acusada de vender os dados recolhidos a empresas anunciantes sem o consentimento explícito dos utilizadores. A empresa foi levada a tribunal e terá de pagar uma multa de 2,2 milhões de dólares.

A notificação que vai agora ser exibida nas TVs da Vizio foram criadas para satisfazer as partes legais envolvidas no julgamento da empresa. De acordo com o The Hollywood Reporter, a empresa está a desenvolver o aviso, um processo "que requer alguns testes para que fique garantido que qualquer televisão da marca pode exibi-lo".

A publicação adianta que as notificações poderão começar a aparecer no próximo dia 3 de outubro, dependendo do sucesso dos testes.