Depois de verem o seu computador atacado com ransomware no final da passada semana, várias vítimas do ataque informático global dizem estar a receber uma nova mensagem dos atacantes, que insiste no pagamento de um resgate pelos ficheiros roubados.

"Já enviei as chaves de desencriptação a muitos clientes que me pagaram a quantia pedida em bitcoin e eu garanto a desencriptação aos clientes honestos", pode ler-se nas janelas pop-up que estão a surgir sobre a mensagem inicial de ameaça. "Envia-me uma mensagem com o endereço da tua carteira de bitcoins uma hora antes do pagamento. Assim vais receber a chave de desbloqueio mais rapidamente".

tek wannacry

Thijs Bosschert relatou a existência destas mensagens ao jornal britânico The Sun, esta quinta-feira, e acrescentou que a mesma pode ter sido inicialmente integrada no malware de forma a surgir automaticamente passados alguns dias. No entanto, citado pelo diário, o especialista em cibersegurança disse "que ninguém se queixou disto antes e por isso acho que foi enviada esta manhã".

Empresa de segurança traça mapa mundial das vítimas do WannaCry
Empresa de segurança traça mapa mundial das vítimas do WannaCry
Ver artigo

O ransomware conhecido como WannaCry afetou cerca de 200 mil computadores em mais de 150 países num ataque informático global que começou a disseminar-se na passada sexta-feira.

O vírus abrandou o ritmo de contaminação, mas é possível que continuem a surgir novas vítimas durante as próximas semanas.

Em Portugal, várias empresas foram afetadas.