Com os números a Microsoft também aproveitou para frisar que a oferta gratuita da mais recente versão do sistema operativo termina daqui a poucos meses. Quem utilizador Windows 7 ou Windows 8.1 e não atualizar voluntariamente o seu sistema operativo para Windows 10 até 29 de julho, depois dessa data terá de pagar 119 dólares para ter acesso a uma cópia da nova versão.

Para alcançar o objetivo traçado pela Microsoft, é preciso continuar a fazer crescer os números, algo que a empresa certamente espera conseguir quando recorda que o acesso gratuito à mais recente versão do sistema operativo tem os dias contados.

A Microsoft tem como objetivo alcançar uma média de mil milhões de utilizadores ativos mensalmente no Windows 10, a partir de PC, servidores, smartphones ou tablets. No início do ano o sistema estava em 200 milhões de máquinas. Quatro meses depois chegou a mais 100 milhões.

Outros dados disponibilizados pela Microsoft sobre a utilização do sistema operativo revelam que, a partir do software já foram consumidas 9 mil milhões de horas de jogos ou que o nível de utilização das apps incluídas no sistema continua a crescer. Um dos exemplos é a aplicação Fotos que é já usada por 144 milhões de pessoas.  A assistente pessoal do sistema operativo (Cortana) já respondeu a 6 mil milhões de questões desde que o Windows 10 foi lançado.