Desde o final do dia de ontem centenas de fãs aguardaram pela meia noite nos Estados Unidos para estarem entre os primeiros do mundo a adquirir a nova Xbox 360. A consola estreia-se hoje no mercado americano e na Europa no próximo dia 2 de Dezembro. Para já não há números de vendas, mas a própria Microsoft tinha já adiantado que o seu plano de lançamento mundial, quase em simultâneo, iria significar poucos equipamentos disponíveis para os Estados Unidos nesta antecipação.



Mesmo assim, as principais cadeias de retalho americanas abriram portas excepcionalmente à meia noite para vender a Xbox e levaram a cabo eventos especiais para assinalar a data e atrair os consumidores mais impacientes.



Com o lançamento da Xbox 360 a Microsoft inaugura uma nova geração de consolas, que se pretende afirmar como uma peça central no conceito de lar digital. O novo equipamento permite jogar, ouvir música, ver fotos, exibir DVDs, tudo com uma qualidade gráfica reforçada e no caso concreto da Microsoft muitos planos de integração com outros produtos, como é o caso do recém lançado Windows Live.



Recorde-se que a Microsoft foi a última entrar no mercado. Fê-lo em 2001, depois da concorrência entre a Sony e a Nintendo ser já intensa. O facto de ser a primeira a avançar para uma nova geração de equipamentos poderá trazer alguma vantagem competitiva, já que as suas concorrentes remeteram para o próximo ano o lançamento de novos equipamentos, perdendo a oportunidade de vender no período de Natal.



Tendo em conta todos estes aspectos, a Microsoft planeia vender 3 milhões de consolas nos próximos três meses. Contudo, um estudo publicado recentemente pela XTN Data revela que 32 por cento dos utilizadores preferem esperar pela nova consola da Sony, quando apenas 27 por cento admitem comprar a Xbox. Recorde-se que a nova Xbox 360 deverá custar cerca de 299 euros.



Notícias Relacionadas:

2005-09-16 - Microsoft marca datas para lançamento de Xbox 360 na Europa, EUA e Japão