O projeto está na fase final de desenvolvimento e prototipagem. Neste momento "decorre o processo de otimização, tanto ao nível das várias componentes (software, hardware e design Industrial), como ao nível da seleção dos fornecedores para as várias componentes", como explicou ao TeK Edmundo Nobre.



Co-fundador da YDreams, e responsável pelo projeto do drone aquático, Edmundo Nobre também explica que existem já contactos com vários fornecedores, que se posicionam como potenciais parceiros da empresa para a construção do produto final.



O estado atual do projeto revela atrasos em relação àquelas que foram as metas fixadas pela Azorean (o spin-off da YDreams encarregue do Ziphius) na campanha de crowdfunding no Kickstarter.



Terminada a 24 de julho do ano passado, a campanha permitiu à empresa recolher 127.199 dólares, doados por 472 apoiantes que ajudaram a empresa a ultrapassar o objetivo a que se tinha proposto (125 mil dólares).



Nessa altura, previa-se que a produção em massa do drone tivesse início em dezembro, depois de cumpridas diversas fases de testes e prototipagem, e que as vendas se iniciassem em março deste ano. Os desafios inerentes a cada uma das fases de desenvolvimento do produto justificam a nova calendarização.



Os atrasos já foram comunicados aos apoiantes, que deverão agora aguardar por mais novidades relativamente ao projeto em junho ou julho, altura em que o dispositivo deverá estar finalizado.



"No entanto, o lançamento comercial do produto no mercado mundial está previsto apenas para o último trimestre de 2014 de forma a aproveitar a época Natalícia", revela Edmundo Nobre.



Até à data foram registadas no site do Ziphius 120 encomendas. O drone subaquático tem atraído atenções sobretudo nos Estados Unidos, mas também na Europa e na Austrália, como permitem concluir os registos de visitas ao site.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira