Estão indexadas ao Google Images 10 mil milhões de imagens, revelou a Google no seu blog.
O marco é assinalado com um conjunto de mudanças que progressivamente ficarão disponíveis (muitas já estão), como o lançamento de um novo layout do serviço - em que ganham destaque as imagens face à informação de texto.



Numa pesquisa, as imagens que identificam cada resultado (thumbnail) também ganham dimensão. Explica a Google, para se adaptarem a novos browsers e ecrãs de alta resolução.



Carregar em qualquer imagem que resulte de uma pesquisa passa a direccionar o utilizador para uma nova página, onde além de uma imagem maior é possível ter mais informação de contexto e sobre a fonte do conteúdo em questão.



Em cada página também se torna possível ter acesso a um número maior de imagens. Mais propriamente, passa a ser possível navegar entre mil imagens por página, através do scroll.



Na reformulação a publicidade é outra área que ganha novo espaço, com um novo formato. O Image Search Ads é um formato que será exclusivo da pesquisa de imagens e que permite adicionar pequenas imagens entre linhas de texto.



A Google lançou o serviço de pesquisa por imagens em 2001, com 250 milhões de entradas indexadas. Três anos depois o serviço já contava com mais de mil milhões de imagens disponíveis, um número que entretanto foi multiplicado por 10.



Desde que o serviço foi lançado a Google sublinha, no entanto, que não se esforçou apenas para aumentar o número de imagens disponíveis, mas também para apurar os resultados de pesquisa, para conseguir oferecer imagens mais correctas e de forma mais rápida.